Bem Vindo! Agora são: , do dia:      
Adicionar aos Favoritos
Definir como página inicial 
 
Feira de Fruticultura de Bom Jesus da Lapa começa dia 30

Bom Jesus da Lapa (BA) - No próximo dia 30 (quinta-feira), tem início, em Bom Jesus da Lapa, mais uma edição da Frulapa - Feira de Fruticultura e Agronegócio. O objetivo é potencializar o agronegócio da fruticultura irrigada, viabilizando o crescimento do município e da região do Médio São Francisco baiano. Cerca de 50 mil visitantes estão sendo esperados, entre pesquisadores, empresários, produtores e comerciantes. O evento vai até o dia 2 de novembro.

A feira ocupará uma área total de 15.000m², no estádio municipal Benjamin Farah, e terá estrutura para abrigar 200 expositores em 10.000m². No local, além da exposição de produtos e serviços voltados para a fruticultura, acontecerão palestras, seminários e visitas técnicas. Como parte da programação, os organizadores promoverão a I Feira Territorial - Território da Cidadania Velho Chico, que contará com a participação de 16 municípios da região. A iniciativa busca incluir a agricultura familiar no contexto do desenvolvimento do agronegócio baiano, divulgando também as potencialidades de cada cidade participante.

A fruticultura é uma das principais atividades econômicas do Médio São Francisco baiano. Só em Lapa, a atividade, que tem na produção de banana seu carro-chefe, possui uma produção anual estimada em 117 mil toneladas, entre outras culturas, o que gera um faturamento superior a R$ 50 milhões. Em 2007, só para a Argentina foram mais de 725 mil quilos de frutas exportadas. Para o leste europeu quase 80 mil quilos de banana comercializados, e no mesmo ano, ainda foram vendidos para outros países da Europa mais de 18 mil quilos da fruta.

O Projeto de Irrigação Formoso da Codevasf é o principal pólo produtor de frutas do município. O perímetro conta com uma área total de 15 mil hectares, gerando cerca de 6 mil empregos diretos. Além dos mais de 800 colonos e produtores de 50 lotes empresariais, cada vez mais empresários e investidores têm demonstrado interesse no projeto.

A 7ª Frulapa é resultado da parceria entre Codevasf, Sebrae, prefeitura de Bom Jesus da Lapa, Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Distrito de Irrigação Formoso e Secretaria de Turismo.

Fonte: Jornal da Midia
<- Voltar