Bem Vindo! Agora são: , do dia:      
Adicionar aos Favoritos
Definir como página inicial 
 
Estado lança concurso para contratação de 3.200 novos PMs

O Governo do Estado, através da Secretaria da Administração (Saeb), publica no Diário Oficial do Estado, deste fim de semana, veiculado na próxima segunda-feira (20), o edital para as inscrições do Concurso Público para Seleção de Candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar.

O certame prevê o provimento de 3,2 mil vagas para o cargo de Soldado da Polícia Militar, sendo 2.8 mil para o quadro de Praças Policiais Militares (QPPM) e 400 para o Quadro de Praças Bombeiros Militares (QPBM). No momento, existe um efetivo de 3,2 mil policiais militares que está findando o curso de formação para se integrar à corporação.

Com o processo seletivo que será anunciado, o Governo do Estado dá continuidade à recomposição do efetivo da Polícia Militar, iniciado por esta gestão. Dados da Polícia Militar indicam que nos últimos dez anos a corporação registrou perda de cerca de sete mil homens em decorrência de aposentadorias, exclusões e licenças. Até o segundo semestre de 2010, quando estará terminado o período de formação dos policiais aprovados no novo processo seletivo, o quadro da Polícia Militar deverá contar com, aproximadamente, 6,4 mil novos homens, diminuído a defasagem acumulada. Atualmente, a PM conta um efetivo de 26,8 mil profissionais, entre praças e oficiais. A intenção do Governo é, até 2010, ampliar este total para 36 mil policiais.

O Secretário da Administração Manoel Vitório afirma que, com a deflagração do processo para realização do concurso da PM, o governo fortalece ainda mais as iniciativas de reforço na área de Segurança Pública e avança na reestruturação do Estado. "O concurso da PM e os demais que virão, vão colaborar para a construção do Estado necessário, ou seja, o Estado que detém os requisitos imprescindíveis para o funcionamento de áreas vitais da máquina pública em sua missão de suprir as demandas da sociedade", comenta Vitório.

A Fundação Carlos Chagas foi a empresa contratada para realizar o concurso. O contrato tem vigência de 12 meses, período previsto para a execução de todas as etapas do concurso. O edital estará disponível na próxima segunda-feira no Diário Oficial do Governo e no site do Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br).

Concursos - Com a divulgação do edital, o Governo da Bahia dá o pontapé inicial para a execução do cronograma de concursos lançado no final do ano passado. O cronograma prevê, até 2011, a contratação de 15.064 novos servidores para diversos cargos na administração pública estadual. Neste número estão incluídas vagas para seis novas carreiras criadas em oito secretarias de Estado.

Das 15.064 vagas previstas no primeiro cronograma, 4.710 estão previstas para serem preenchidas em 2009. O cronograma do próximo ano determina a realização de concursos para as áreas de fiscalização e regulação (320), saúde (1040), educação (1.400), técnico jurídico (60), além de novos cargos para toda a administração (90).

Fonte: www.portaldoservidor.ba.gov.br
<- Voltar