Bem Vindo! Agora são: , do dia:      
Adicionar aos Favoritos
Definir como página inicial 
 
Bahia lidera recolhimento de embalagens

De 2002 até agosto deste ano, foram recolhidas 5,9 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos. Esse resultado coloca o estado como líder no ranking de devolução de vasilhames no Norte/Nordeste e em oitavo lugar na classificação nacional, e é fruto do projeto Campo Limpo.

O objetivo é dar o destino final adequado aos recipientes, reduzindo o impacto ambiental, segundo determinação da Lei Federal 9.974/00. No estado, as ações são executadas pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) há oito anos, em parceria com o Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias (Inpev).

São sete centrais de recebimento do projeto, localizadas nos municípios de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Conceição do Jacuípe, Ilhéus, Irecê, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Essas centrais recolhem, processam e enviam as embalagens vazias de agrotóxicos para o Inpev. Há também postos de recebimento nas regiões de Casa Nova, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Jequié e Itabuna, por causa da distância das centrais.

De acordo com o diretor de Defesa Sanitária da Adab, Cássio Peixoto, o destaque em recebimento de embalagens é a central de Barreiras, que recolheu nos últimos seis anos quase cinco mil toneladas. “A unidade é considerada modelo no país, sendo responsável pela destinação de 98% das embalagens consumidas nas culturas de soja e algodão do oeste da Bahia”, afirmou.

Para ele o desafio do Campo Limpo na Bahia é atingir o pequeno produtor rural, que, de acordo com pesquisas, mais da metade descarta incorretamente as embalagens de agrotóxicos, pondo em risco a própria saúde e o meio ambiente.

Fonte: IBahia.com.br
<- Voltar
contador, formmail cgi, recursos de e-mail gratis para web site