O
secretário estadual de Infra-Estrutura,
Antônio Carlos Batista Neves,
afirmou não estar surpreso com
a posição da Bahia no
ranking nacional das piores estradas.
Ele diz que a situação
podia estar ainda mais crítica
não fossem as intervenções
realizadas nos últimos 16 meses.
Como exemplo, cita o trecho de 110km
da BA-110, que liga Feira de Santana
a Paulo Afonso, que integrava a lista
dos piores e já foi recuperado.
Neves informou ainda que existe um plano
de intervenção a curto
prazo, que abrangerá todos os
trechos citados.
Embora os trechos afetados sejam duas
BRs e apenas uma BA, todos eles são
de responsabilidade do estado. Trata-se
de estradas federais planejadas, mas
pavimentadas pelo estado, por isso são
consideradas rodovias coincidentes.
“A Lei de Diretrizes Orçamentárias
diz que não é possível
aplicar recursos federais em rodovias
coincidentes. Estamos em fase de realização
de um processo de absorção
das duas, que devem voltar a ser federais”,
explicou o superintendente do Departamento
Nacional de Infra-estrutura de Transportes
(Dnit) na Bahia, Saulo Pontes.
Se depender do estado, não levará
muito tempo para a transação
de retorno. “O governo já
fez um ofício devolvendo as duas
estradas ao Dnit”, informou o
secretário Batista Neves. Por
enquanto, a decisão não
está oficializada. A BR-235 começa
na Bahia, na divisa com Sergipe, passa
por Juazeiro e segue em direção
à divisa com o Piauí.
De lá até Juazeiro, a
responsabilidade é do estado
porque foi pavimentada pelo Departamento
de Estradas e Rodagens do Estado da
Bahia (Derba). Já o trecho de
Juazeiro a Sergipe continua sob jurisdição
federal.
Ao todo são 136 mil quilômetros
de rodovias estaduais na Bahia. Do total,
apenas 20 mil estão asfaltadas
e as 116 mil restantes são cascalhadas
e vicinais. “Em um ano e meio,
recuperamos e restauramos 1.186km”,
orgulha-se o secretário estadual
de Infra-estrutura.
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INTERVENÇÕES PREVISTAS
BR-235 – Já foram recuperados
mais de 100km e a obra deverá
atingir o trecho incluído entre
os piores em outubro. Porém,
serão realizadas somente obras
de manutenção –
estrada cascalhada.
BR-349 – Prevista manutenção
para o próximo mês. As
obras iniciais a deixarão em
condições de trafegabilidade.
Porém, a recuperação
total só tem início em
janeiro de 2009. Serão contemplados
83,8km, que custarão R$25 milhões
aos cofres públicos.
BR-052 – Será aberta uma
licitação no próximo
mês para recuperação
de 360km, atingindo os municípios
de Porto Feliz, Morro do Chapéu,
Irecê, Xique-Xique e Barra. As
obras devem começar ainda este
ano e o término está previsto
para o final de 2009, com recursos de
financiamento assegurados pelo Banco
Mundial.
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5 CAMPEÃS DE BURACOS
BR-235 - Trevo de Pau-a-Pique/Remanso/divisa
BA/PI: Fica do outro lado do Rio São
Francisco, onde parece que a estrada
foi esquecida junto com os lugares por
onde passa.
BR-349 - Santa Maria da Vitória/Bom
Jesus da Lapa: Pretende viajar de Brasília
a Salvador? Vai se arrepender se cortar
caminho por essa estrada. Só
tem um buraco, mas trata-se de uma cratera
de 83km, que vai de Santa Maria da Vitória
a Bom Jesus da Lapa.
BA-052 (Rodovia do Feijão) -
Xique-Xique/Trevo de Tapiramutá:
Deve ser por isso que o preço
do feijão está salgado:
os caminhões se arrebentam nos
250km de buracos, encarecendo o frete.
BA-262/BR-030 - Anagé/Brumado/Caetité:
Os caminhões que partem carregados
de minério, de Caetité
e Brumado, ou de manga, de Livramento,
sofrem nos 86km precários que
fazem parte da longa estrada que liga
o oeste ao litoral sul do estado.
BA-160 - Bom Jesus da Lapa/Ibotirama:
Antes de pegar essa estrada, passe na
Gruta do Santuário em Bom Jesus
e reze bastante para São Cristóvão
protegê-lo. Além de tudo,
cuidado com animais na pista.
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5 CAMPEÃS DE ASFALTO
BA-001 - Estrada Parque Ilhéus/Itacaré:
Foi tão planejada que a primeira
estrada ecológica do país
ganhou canaletas sob a pista para garantir
o trânsito dos animais.
BA-099 (Estrada do Coco) - Salvador/Praia
do Forte: A lenta duplicação
chegou no trecho final da bem sinalizada
estrada, que começa em frente
ao aeroporto e passa dentro de várias
área urbanas.
BA-099 (Linha Verde) - Praia do Forte/divisa
BA/SE: Continuação da
Estrada do Coco, única rodovia
administrada por concessionária,
passa um pouco longe da praia, mas dentro
de um mar de coqueiros. No pedágio,
cobrado nos dois sentidos, automóveis
pagam R$4,60 durante a semana e R$6,90
nos fins de semana e feriados.
BR-324 - Salvador/Feira de Santana:
Liga as duas maiores cidades do estado
e, pela sua importância, merece
melhor manutenção, mas
tem a vantagem de ser uma das duas rodovias
duplicadas do estado.
BA-148 (Estrada Verde)-Livramento de
Nossa Senhora/Rio de Contas: São
apenas 13km construídos com pavimento
verde para se integrar à mata
da Chapada Diamantina.
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Início da privatização
na BR-101
O governo Lula deflagrou o processo
de privatização das rodovias
federais na Bahia. O ministro dos Transportes,
Alfredo Pereira do Nascimento, autorizou
anteontem a realização
de estudos de viabilidade técnica
para ceder o trecho baiano da BR-101
à iniciativa privada. A medida
integra o Plano de Aceleração
do Crescimento (PAC), que inclui obras
em 637km das BRs 324 e 116, com previsão
para ser leiloados em 30 de janeiro
de 2009.
Os estudos prévios para a privatização
da BR-101 serão realizados pela
Estruturadora Brasileira de Projetos
S/A, consórcio envolvendo seis
bancos, criado especificamente com este
objetivo. A previsão é
que o leilão de concessão
aconteça até 30 de setembro.
Os estudos determinarão critérios
contratuais para o leilão.
A concessionária vencedora do
processo licitatório terá
investimento total estimado em R$2 bilhões.
Entre as melhorias previstas, incluem-se
a duplicação e a manutenção
de 524km da BR-101, do trecho entre
Feira de Santana e a divisa Bahia-Minas.